Coordenador : Anderson Junger Teodoro
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389280.2199.103402.16022023
Departamento/Setor: MND
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Os materiais desenvolvidos terão dois focos de ação: profissionais de saúde e outro material voltado para a sociedade em geral.
Local de atuação: Faculdade de Nutrição - UFF - Sala 409
Objetivo
Geral - Criar diferentes canais de comunicação com a sociedade (materiais, sites, podcasts) para reflexão crítica e transmissão de conhecimento na área da Ciência da Nutrição. Específicos -Levantar as informações sobre Nutrição nas redes sociais -Porduzir podcast relacionado ao tema da Ciência da Nutrição -Disponibilizar vídeos científicos sobre Alimentos e Nutrição -Colaborar na capacitação de recursos humanos na produção e tecnologia da cadeia de alimentos
Resumo
A relação entre alimentação e saúde tem se destacado como objeto de pesquisa e debate em áreas ligadas à ciência da nutrição. Transmitir informações sobre a alimentação é um desafio dentro da profissão do nutricionista, contudo, auxiliar na mudança do comportamento alimentar é um caminho que depende da comunicação. Este projeto tem como objetivo criar diferentes canais de comunicação com a sociedade (materiais, sites, podcasts) para reflexão crítica e transmissão de conhecimento na área da Ciência da Nutrição. Considerando o papel social das instituições de ensino superior do país, o projeto permitirá que a universidade possa contribuir para a discussão tanto para a produção de conhecimentos quanto para o desenvolvimento de práticas voltadas para a qualidade de alimentos, por meio de ações que envolvem análises de alimentos, formação de recursos humanos e subsídios para apoiar a sociedade em tomadas de decisões estratégicas, considerando os múltiplos saberes e a autonomia dos sujeitos, promovendo uma interação dialógica entre o meio acadêmico e o público consumidor de alimentos. Com essa intenção, o impacto dos resultados do projeto prevê ações nos diferentes setores da sociedade, visando à promoção da saúde dos indivíduos em geral.